Profa. Dra. Nídia Limeira de Sá
Por muito tempo se imaginou que a Educação fosse a solução para todos os
problemas da Humanidade. Imaginou-se que o ser humano instruído e apoiado na
Ciência teria uma melhor vida na Terra, repartiria os recursos e viveria melhor
com seu semelhante. O ser humano esperou muito da Educação e da Ciência, mas,
quando a Ciência se desenvolveu absurdamente, se viu que o conhecimento
científico não ficou disponível para toda a raça humana, e que uma enorme
parcela da população mundial ainda não tem acesso à Educação formal. Este mesmo
conhecimento - benéfico por um lado -, por outro lado amplia a separação
abissal entre as sociedades, agride o meio ambiente e faz com que, pela
primeira vez na história da Humanidade, seja possível destruir toda a vida do
planeta não pelo efeito de armas nucleares, mas pelo descontrole da produção
industrial e pelo mal uso do que o conhecimento humano já alcançou. Isto causa
angústia e perplexidades nas pessoas, fazendo com que elas se sintam “sem
chão”, sem direção, sem certezas.
Assim, novas ideias vão surgindo - muitas delas com a clara intenção de
afastar o homem de Deus e de negar todos os princípios divinos. Cada ideia nova
traz conseqüências para a vida de quem as aplica. Por trás de cada ideologia há
um “espírito”. É necessário identificar o "espírito" presente no
campo das ideias, dos valores e das práticas educacionais que estão sendo
usadas no presente.
O Cristianismo também tem uma ideologia, o que significa que também tem uma proposta para a área da Educação. É por isto que “Educação” numa perspectiva cristã não diz respeito à inclusão de certas disciplinas no currículo, nem à contratação de professores desta ou daquela religião; diz respeito a olhar a Educação como Cristo a olha.
A primeira coisa a ser destacada é que o Cristianismo tem uma VISÃO DE HOMEM. Para o Cristianismo o ser humano é um ser criado por Deus e para Deus, é um ser único e eterno, por isto, todos, sem acepção de pessoas, devem ter direito à Educação de qualidade. Assim, o estudante não é um ser neutro, sem posicionamentos, sem opiniões, sem intencionalidades, ela é visto na sua individualidade como essencialmente responsável por suas escolhas e decisões. Nesta perspectiva, o estudante participa da gestão de sua vida acadêmica, pois ele não é um mero produto do meio.
O Cristianismo tem, também, uma VISÃO DE MUNDO. Para os cristãos, o mundo é formado por duas dimensões: a dimensão físico-social e a dimensão espiritual. As duas dimensões se influenciam mutuamente. A interação Deus-Sujeito-Sociedade/Ambiente constrói a história de cada pessoa, com repercussões em todas as dimensões: conhecer a Deus altera a vida individual, faz diferença na vida pessoal. Conhecer a Deus implica em responsabilidade social, ou seja, faz com que a pessoa se preocupe com o outro; e, implica em que cultive a vida espiritual. Assim, numa perspectiva cristã, alguns OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO seriam: a) Oferecer uma visão integrada e unificada da vida, relacionada com o Criador e com os Seus propósitos. b) Formar cidadãos com uma cosmovisão na perspectiva de Deus, conforme esta é expressa em Sua Palavra. c) Desenvolver potencialidades que permitam ao estudante causar um impacto transformador sobre sua cultura e sobre o mundo no qual habita.
As ÊNFASES da Educação numa perspectiva cristã seriam: a) Ênfase no Ser (não no ter), ou seja, o professor cristão busca o desenvolvimento integral de seus alunos, no que diz respeito não apenas à inteligência, mas, à espiritualidade, à autonomia, à crítica, à iniciativa. b) Ênfase no Agir, isto é, a Educação cristã enfatiza a necessidade de se atuar responsavelmente na sociedade, em direção ao próximo e ao cuidado com a Terra. c) Ênfase na eternidade, na vida espiritual, o que significa inspirar nos estudantes um senso de esperança e valor, apesar de todos os problemas que enfrentam. Na perspectiva cristã não se trabalha dizendo aos estudantes: você é oprimido, é excluído, é pobre. Nesta perspectiva se enfatiza o potencial, o futuro, a esperança, o valor pessoal, e se estimula a buscar a prosperidade e o desenvolvimento que vem pelo esforço.
Na Educação numa perspectiva cristã o PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM não terá uma ênfase coletiva, grupal, deixando o indivíduo disfarçado ou diluído no grupo, mas, enfatiza o desenvolvimento individual e a avaliação meritória (cada estudante é avaliado pelo seu esforço próprio, pela sua dedicação).
O Cristianismo também tem uma ideologia, o que significa que também tem uma proposta para a área da Educação. É por isto que “Educação” numa perspectiva cristã não diz respeito à inclusão de certas disciplinas no currículo, nem à contratação de professores desta ou daquela religião; diz respeito a olhar a Educação como Cristo a olha.
A primeira coisa a ser destacada é que o Cristianismo tem uma VISÃO DE HOMEM. Para o Cristianismo o ser humano é um ser criado por Deus e para Deus, é um ser único e eterno, por isto, todos, sem acepção de pessoas, devem ter direito à Educação de qualidade. Assim, o estudante não é um ser neutro, sem posicionamentos, sem opiniões, sem intencionalidades, ela é visto na sua individualidade como essencialmente responsável por suas escolhas e decisões. Nesta perspectiva, o estudante participa da gestão de sua vida acadêmica, pois ele não é um mero produto do meio.
O Cristianismo tem, também, uma VISÃO DE MUNDO. Para os cristãos, o mundo é formado por duas dimensões: a dimensão físico-social e a dimensão espiritual. As duas dimensões se influenciam mutuamente. A interação Deus-Sujeito-Sociedade/Ambiente constrói a história de cada pessoa, com repercussões em todas as dimensões: conhecer a Deus altera a vida individual, faz diferença na vida pessoal. Conhecer a Deus implica em responsabilidade social, ou seja, faz com que a pessoa se preocupe com o outro; e, implica em que cultive a vida espiritual. Assim, numa perspectiva cristã, alguns OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO seriam: a) Oferecer uma visão integrada e unificada da vida, relacionada com o Criador e com os Seus propósitos. b) Formar cidadãos com uma cosmovisão na perspectiva de Deus, conforme esta é expressa em Sua Palavra. c) Desenvolver potencialidades que permitam ao estudante causar um impacto transformador sobre sua cultura e sobre o mundo no qual habita.
As ÊNFASES da Educação numa perspectiva cristã seriam: a) Ênfase no Ser (não no ter), ou seja, o professor cristão busca o desenvolvimento integral de seus alunos, no que diz respeito não apenas à inteligência, mas, à espiritualidade, à autonomia, à crítica, à iniciativa. b) Ênfase no Agir, isto é, a Educação cristã enfatiza a necessidade de se atuar responsavelmente na sociedade, em direção ao próximo e ao cuidado com a Terra. c) Ênfase na eternidade, na vida espiritual, o que significa inspirar nos estudantes um senso de esperança e valor, apesar de todos os problemas que enfrentam. Na perspectiva cristã não se trabalha dizendo aos estudantes: você é oprimido, é excluído, é pobre. Nesta perspectiva se enfatiza o potencial, o futuro, a esperança, o valor pessoal, e se estimula a buscar a prosperidade e o desenvolvimento que vem pelo esforço.
Na Educação numa perspectiva cristã o PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM não terá uma ênfase coletiva, grupal, deixando o indivíduo disfarçado ou diluído no grupo, mas, enfatiza o desenvolvimento individual e a avaliação meritória (cada estudante é avaliado pelo seu esforço próprio, pela sua dedicação).
Ao
contrário do que alguns dizem, a perspectiva cristã não tem medo da ciência,
nem procura se afastar dela, pois entende que toda verdade foi criada por Deus
e vem de Deus. Nesta perspectiva o PROFESSOR é um modelo, um
"discipulador". É alguém que constrói conhecimento a partir do que
ele próprio é, e não a partir do que diz.
É fato que estamos vivendo um tempo de crise nas concepções e nos paradigmas. Mas, também é fato que este é um tempo de imensas possibilidades, pois, aquelas propostas que se inspiram no Cristianismo têm aquilo que em geral não se encontra: uma visão de futuro vitorioso, baseado em certezas que vêm pela fé – coisas que estão sendo desprezadas pelos que não crêem, mas, nas quais creriam, se conseguissem.
É fato que estamos vivendo um tempo de crise nas concepções e nos paradigmas. Mas, também é fato que este é um tempo de imensas possibilidades, pois, aquelas propostas que se inspiram no Cristianismo têm aquilo que em geral não se encontra: uma visão de futuro vitorioso, baseado em certezas que vêm pela fé – coisas que estão sendo desprezadas pelos que não crêem, mas, nas quais creriam, se conseguissem.